top of page
bone_tigre_de_shotokan-rbafc8f863f3c427b

SHOTOKAN - MESTRE GICHIN FUNAKOSHI

Gichin Funakoshi, nasceu em Okinawa (Japão) no ano de 1868 e faleceu em 1957, foi o "pai" do estilo Shotokan.

Filho único, logo após o seu nascimento foi levado para a casa dos avós maternos, onde aprendeu poesia clássica. Começou a frequentar a escola primária, onde conheceu o filho de Yasutsune Asato, um dois maiores especialistas na arte do karaté (Okinawa-te) e membro de uma das mais respeitadas famílias.

Muito cedo, Funakoshi começou a receber as suas primeiras lições. Os treinos eram realizados durante a noite, em segredo, uma vez que naquela altura a prática das artes marciais não eram bem vistas. O mestre Asato era muito rigoroso e aplicava o método "hito kata san nen" (uma kata em três anos), assim Funakoshi estudava cada kata a fundo e, só então quando autorizado pelo seu mestre, prosseguia para a próxima.

Em 1902, durante uma visita à escola onde Funakoshi trabalhava, foi feita uma demonstração de te. Funakoshi impressionou bastante devido ao seu estatuto de educador. Um relatório enviado ao Ministério da Educação elogiou as virtudes da arte. Foi então que o treino de karaté passou a ser oficialmente autorizado nas escolas.

Contra os pedidos de muitos dos mestres mais antigo, que não eram a favor da divulgação pública da arte marcial, Funakoshi, com o apoio de outros mestres, levou a disciplina até o sistema público de ensino.

funakoshi.jpg
funakoshi 3.jpg

Em 1939, Funakoshi entra pela primeira vez mum dojo, edificado com contribuições particulares, tinha uma placa pendurada sobre a entrada que dizia: "Shotokan" ("Sho" significa pinheiro; "To" significa ondas; "Kan" significa edificação ou casa). "Shoto" era o pseudónimo que Funakoshi usava para assinar os seus textos, pois quando escrevia ele recolhia-se num lugar onde se pudesse inspirar, ouvindo apenas o barulho do pinheiros ondulando ao vento. 

"O fim último do Karate não consiste na vitória ou na derrota mas no aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes." - Gichin Funakoshi

bottom of page